Doenças Respiratórias – Os benefícios de se tratar com a ozonioterapia

A Ozonioterapia no Tratamento de Doenças Respiratórias

As doenças respiratórias são aquelas que afetam as vias aéreas e outras estruturas dos pulmões. Podem ser causadas por diferentes fatores, como poluição, infecções, tabagismo, riscos ocupacionais e fatores genéticos.

Sistema Respiratório: Uma Visão Geral

O sistema respiratório é uma rede complexa de órgãos que ajudam a respirar o oxigênio necessário na corrente sanguínea e a expirar os resíduos de dióxido de carbono. O oxigênio é extremamente importante para manter as células do corpo funcionando; ele carrega os nutrientes essenciais que energizam a célula.

O sistema respiratório inclui nariz, seios da face, boca, garganta, traqueia, passagens aéreas, sacos aéreos e pulmões.

O sistema respiratório é uma rede complexa de órgãos que ajudam a respirar o oxigênio necessário na corrente sanguínea e a expirar os resíduos de dióxido de carbono.

A respiração começa quando você inspira pelo nariz ou pela boca. O ar desce até a garganta e entra na traqueia. O ar então vai para diferentes passagens de ar nos pulmões. O oxigênio do ar é absorvido pelos minúsculos vasos sanguíneos que circundam os sacos aéreos, enquanto o dióxido de carbono e outros gases residuais são exalados pelos pulmões.

O sistema respiratório possui um sistema de filtragem integrado para impedir que substâncias nocivas entrem nos pulmões. Por exemplo, a passagem nasal é revestida por pequenas estruturas semelhantes a cabelos, conhecidas como cílios, para ajudar a reter grandes corpos estranhos. Portanto, uma doença respiratória torna-se inevitável quando este sistema de filtragem não funciona.

Tipos de doenças respiratórias

Uma doença respiratória pode começar em qualquer parte do sistema. Estas doenças podem ser classificadas pelas partes específicas afetadas.

  • Doenças respiratórias devido a problemas nas vias aéreas

    Asma, bronquite e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) 4 são apenas algumas das doenças respiratórias que afetam a traqueia e os brônquios. Estas doenças limitam efetivamente o fluxo de ar devido ao estreitamento ou bloqueio nas passagens aéreas. Seus sintomas podem variar de leves a graves.

    As doenças respiratórias que envolvem as vias aéreas são frequentemente desencadeadas por alergias, infecções virais ou poluentes.

  • Doença respiratória devido a problemas nos sacos aéreos

    As passagens das vias aéreas se ramificam em tubos menores chamados sacos aéreos. As doenças respiratórias que envolvem os sacos aéreos incluem tuberculose, enfisema, edema pulmonar, pneumonia, câncer de pulmão e síndrome do desconforto respiratório agudo (por exemplo, COVID-19 ). Estas doenças são frequentemente desencadeadas por uma infecção bacteriana ou viral , embora também seja possível contraí-las como resultado do tabagismo excessivo ou de outros poluentes.

  • Doenças respiratórias devido a problemas no interstício

    O interstício é uma rede de tecidos finos e delicados encontrados em ambos os pulmões, que circunda os alvéolos ou sacos aéreos; as doenças que envolvem esta parte do sistema têm um nome coletivo de doença pulmonar intersticial (DPI). As doenças deste grupo são caracterizadas pela inflamação e cicatrização do interstício, bem como pelo acúmulo de líquido.

    A DPI é frequentemente desencadeada pela presença de irritantes como poeira ou mofo, embora também possa ser causada por infecções e tabagismo.

Fatores de risco para doenças respiratórias

Diferentes doenças respiratórias podem ser desencadeadas por diferentes fatores. No entanto, pessoas que têm alergias, estão acima do peso e estão frequentemente expostas a poluentes e à fumaça do tabaco (ou cigarro) têm maior risco de adquirir doenças respiratórias. Além disso, aqueles que sofreram infecções bacterianas, virais e fúngicas no sistema respiratório também são mais suscetíveis.

Outro fator de risco é a exposição ocupacional a poeira, amianto, vapores, fumaça e outros poluentes inflamatórios. Medicamentos como antibióticos e tratamentos como quimioterapia também podem aumentar a probabilidade de desenvolver uma doença respiratória.

Por último, os fatores genéticos podem desempenhar um papel importante no aumento da sua vulnerabilidade a doenças respiratórias.

Sintomas comuns de doenças respiratórias

A maioria das doenças respiratórias partilham sintomas semelhantes, sendo o mais comum a falta de ar ou dificuldade em respirar, especialmente quando não se está a fazer esforço físico. Se você sentir falta de ar mesmo durante os exercícios mais leves, consulte seu médico para avaliação.

Outro sinal de doença respiratória é a respiração ofegante. Respirar ruidosamente pode ser uma indicação de que suas passagens aéreas estão contraídas ou bloqueadas. Além disso, se você sofre de tosse persistente ou tosse com catarro (ou pior, sangue) por um período prolongado de tempo, pode ser um sinal revelador de que você tem uma doença respiratória não diagnosticada.

Como as doenças respiratórias são diagnosticadas?

É importante consultar um médico quando você sofre de uma doença respiratória. Os médicos geralmente fazem um diagnóstico com base em exames físicos e testes de função pulmonar. Durante o exame físico, o médico se concentrará na sua respiração, pois poderá detectar qualquer anormalidade ou inflamação ouvindo o som da respiração dos pulmões.

O médico também verificará seu nariz, ouvidos e garganta em busca de sinais de infecção. Alguns até exigirão um raio-x ou tomografia computadorizada para verificar a condição de seus pulmões. Recentemente, os testes de esfregaço retirados das passagens nasais e da boca tornaram-se populares como ferramenta de diagnóstico para identificar a COVID-19 3 .

Tratamento padrão para doenças respiratórias

Como a maioria das doenças respiratórias começa com uma infecção bacteriana, os antibióticos são frequentemente prescritos como tratamento. No entanto, tomar antibióticos pode ter muitos efeitos adversos e até agravar os sintomas.

Para doenças respiratórias causadas por vírus como o Covid-19, não existe tratamento conhecido que mate diretamente o vírus. Os médicos só podem prescrever medicamentos para ajudá-lo a controlar os sintomas.

Na maior parte, os tratamentos e medicamentos dependem em grande parte da gravidade dos sintomas e da gravidade da infecção. As doenças respiratórias que apresentam sintomas leves podem melhorar por conta própria dentro de duas semanas após a infecção. No entanto, deixar uma doença respiratória sem tratamento pode levar a complicações de saúde mais graves.

Complicações potenciais de uma infecção respiratória

Tanto as doenças respiratórias agudas como as crónicas causadas por uma infecção são geralmente incuráveis ​​e os tratamentos disponíveis são mais para controlar os sintomas. Quando ignorada, uma doença respiratória crônica acabará por levar à insuficiência respiratória, onde você sofrerá de um nível baixo de oxigênio ou de um nível anormalmente alto de dióxido de carbono na corrente sanguínea.

Além da insuficiência respiratória, uma doença respiratória pode levar à parada respiratória, onde os pulmões param de funcionar totalmente e você pode precisar de equipamento médico, como um ventilador, para respirar. Para alguns, uma doença respiratória também pode levar à insuficiência cardíaca congestiva, onde o sangue e outros fluidos se acumulam dentro dos pulmões.

Terapia com ozônio como possível tratamento para doenças respiratórias

Como o ozônio medicinal é bem conhecido por suas propriedades antimicrobianas, ele pode eliminar infecções pela raiz. O ozônio medicinal ajuda a oxidar bactérias, vírus, fungos e outros patógenos parasitários, eliminando assim com eficácia a causa raiz das infecções.

Você ainda pode usar a terapia com ozônio para tratar distúrbios respiratórios, mesmo que não sejam causados ​​por uma infecção, porque o ozônio pode melhorar a oxigenação e a circulação sanguínea no corpo, reduzindo, por sua vez, o estresse exercido nos pulmões.

Use a terapia com ozônio para tratar distúrbios respiratórios, mesmo que não sejam causados ​​por uma infecção, porque o ozônio pode melhorar a oxigenação e a circulação sanguínea no corpo, reduzindo, por sua vez, o estresse exercido nos pulmões.

Embora existam muitos métodos para administrar ozônio no corpo, a terapia intravenosa com ozônio parece ser a melhor para melhorar o nível de oxigênio no sangue. A terapia com ozônio intravenoso geralmente assume a forma de auto-hemoterapia principal, onde uma pequena quantidade de sangue do paciente é coletada, ozonizada e infundida de volta na corrente sanguínea do paciente por via intravenosa.

No entanto, a terapia com ozônio deve ser usada com cautela por pessoas que sofrem de doenças respiratórias porque a inalação não intencional de ozônio pode irritar ou danificar ainda mais os pulmões.

Por este motivo, é importante realizar uma sessão de ozonioterapia sob a supervisão de um profissional ou especialista certificado. Isto evitará quaisquer incidentes indesejados envolvendo gás ozônio.

Resumo

O sistema respiratório é uma rede de órgãos frequentemente propensa a doenças devido à sua complexidade inerente. As causas de uma doença respiratória podem variar desde fatores ambientais e ocupacionais até fatores genéticos.

Existem muitos tipos de doenças respiratórias, dependendo da parte do sistema respiratório afetada. A maioria dessas doenças compartilha sintomas semelhantes, como falta de ar, tosse crônica e respiração ofegante. Se você estiver apresentando algum desses sintomas, o melhor é consultar um especialista para encontrar o melhor tratamento.

Um ótimo método alternativo de tratamento para problemas respiratórios é a terapia com ozônio. Não só pode ajudar a eliminar as causas da infecção, mas também pode trazer alívio imediato aos pulmões através do aumento da oxigenação.

Como a maioria das doenças respiratórias é incurável, o tratamento e os medicamentos disponíveis são mais para controlar os sintomas e prevenir o desenvolvimento de complicações.

Embora os medicamentos antimicrobianos possam ajudar no tratamento de infecções que muitas vezes causam doenças respiratórias, você também corre o risco de desenvolver uma forte resistência contra eles.

Um ótimo método alternativo de tratamento para problemas respiratórios é a terapia com ozônio. Não só pode ajudar a eliminar as causas da infecção, mas também pode trazer alívio imediato aos pulmões através do aumento da oxigenação.

Ah! Aproveita e compartilhe com aquele seu amigo ou parente que sofre com Doenças Respiratórias.


OZONIOTERAPIA – AGENDA ABERTA!
Agende agora mesmo seu horário e comece a aproveitar todos os benefícios da Ozonioterapia.
WhatsApp: (31) 983291896

Deixe seu comentário

No products in the cart.